POSTAGENS

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

O MUNDO DE QUEM ACREDITA! Poema de Gláucia Cardoso

"No meu mundo "instruído", vicioso e inspirado, refugio-me nas entrelinhas de minha melhor escrita; representando àquilo que meu pensamento se eleva, meu coração acelera e minha alma acredita!
Saio navegando entre céu e mar, totalmente iluminada, entoada de rimas, versos e prosa! Cada linha representa o meu melhor momento, o meu demasiado louco e a minha tensão nervosa!
Meio atordoada me aflijo, calo e desembaraço, enquanto meus olhos focam! Minha respiração fica ofegante, os lábios gemem, as pernas tremem e os nervos pipocam!
Fico abobada, trêmula e me aquieto; atraída pelas malícias e astucias desse nosso alfabeto!
Naufrago nas minhas desejadas loucuras e infinitas milícias; atormentada pela paixão pela arte e por suas inumeráveis delícias!
Não se há limites, não se há julgamentos e não se há restrições! Não se há sandices, não se há interesses e não se há padrões!
Tudo é incerto, hesitante e muito gostoso! A poesia contribui para meu crescente sucesso, e para o meu momento único, ardente e fantasioso!
Não se há o que falar, só me cabe a verdade; não se tem como parar, esses sons da realidade!
Vomito sob livros de cabeceiras e em PCs o meu melhor momento! Englobada numa consciência íntima, pura e no meu grande talento!
Estou ligada aos meus fantasmas, aos meus inventos, aos meus codinomes e aos meus alcunhas! Os papeis são minhas bases, os dicionários meus aliados, os dedos meus instrumentos e os leitores minhas testemunhas!
Minhas mãos ficam excitadas, enquanto voam além que a velocidade do ar! Vão se indo guiadas pela poética, pelo português assanhado, no seu evidente aclarar!
Tudo é fantástico! Tudo é maravilhoso! Tudo é mágico! Tudo é delicioso!
Não se há desperdício algum e nem qualquer barganha; porque não sou acanhada e muito menos sacana!
Minha criatividade condiz com minha alma, me elevando a adrenalina; tendo que ser forte o bastante para não ser levada pela rotina!
Tenho pressa em desenrolar o meu prazeroso inventivo! Sendo uma poeta apaixonada, a quem nunca faltou incentivo!
Sou aquela que constrói histórias, contesta absurdos, percorre mundos e eterniza belos livros!
Necessito que o mundo saiba de mim e de meus criantes; das minhas invencionices e dos meus adoráveis arrasantes; não tendo que desperdiçar as horas que me eternizam os instantes!
Por favor, façam ideia de que tudo nesse mundo é precioso, único e verdadeiro; lembrando que a ocasião é esta: Trabalhar, ter êxito e ser bem visto pelo alheio!
É importante não se deixar oprimir ou lastimar; ou mesmo, jogar as palavras para as tempestades, para o vento ou para o mar!
Assim, não deixarei de escrever, mesmo que seja por um só momento! As letras tem-me servido de refúgio, de prazer e de acalento!
Não cessarei às minhas idiotices e nem privarei às muitas chatices; devendo permanecer viva, disposta e firme nas minhas gabarolices!
O que tenho que fazer, continuarei persistindo em sacrifício; não perdendo o foco e o meu prazeroso ofício!
Por não ser meros deslizes, e por ser uma heroína dos livros fictícios, não me aquietarei, não hesitarei e nem me entregarei aos desperdícios!"
                                                                       Gláucia Cardoso 

AMOR SUPERFICIAL

"O amor que não é sólido, não profundo e nem verdadeiro, implica grandes prejuízos ao coração, relativo a sua superficialidade exteriorizada! 
O que temos visto hoje em dia são tantos namoros e casamentos fracassados, atribuídos à falta de boas escolhas e a pressa de se fazer seleções! 
A aparência tem servido de protótipo, num contexto global de formas, curvas, traçados, perfeições e beleza, que incitam, na grande maioria, desejos, fascínios e seduções provisórias! 
O padrão é um só: Formas estéticas e boas formosuras, que sejam agradáveis às vistas do sexo oposto! Digo isso para que saibam que, nos dias atuais, o amor tem se tornado genérico, enganoso, caprichoso e vago, destruindo à sua verdadeira originalidade!
A promessa frente ao momento ilusório e a falsa paixão, vem desencadeando sentimentos pouco duráveis e muitos desafetos, tornando-se parte de um filme caído em contradição! O amor deixou de ser amor no momento em que o romantismo caiu de forma, de linha e de moda! 
Muitos fracassos são provenientes da falta de atenção, desequilíbrio e escolhas erradas! Suponho que a interioridade esteja fora de moda, e que o indivíduo moderno tende a não se auto-examinar adequadamente! 
Deste modo, tanto o homem como a mulher, vem sendo levados por curvas e padrões de corpo, muitas vezes acompanhados por um rostinho bonito ou pelo materialismo; sendo, esses acessórios, indispensáveis para se alavancar compromissos infundamentáveis e artificiosos, levando-os à desilusões desnecessárias! Com isso, as pessoas tendem a se tornarem vazias e oprimidas, sustentadas em cachos ou andando de galho em galho em busca de uma união estável, firme, sólida ou duradoura! 
Na maioria das vezes, esses tipos de buscas são rotatórias, ou seja, provindas de um processo repetitivo e sem dimensões; quando o certo seria buscar um amor inteligente, capaz de superar os defeitos do outro, ligando-os aos seus próprios!
A relação entre homem e mulher deveria ser estabelecida para crescer e dar frutos, e não para definhar ou naufragar nas enchentes! A impressão viva do amor sugere maiores cuidados e melhores garimpos! Afinal de contas, ser capaz de avaliar o que precisa ser mudado em si mesmo e saber diferenciar a interioridade da exterioridade, é a prova viva de uma consciência pura, límpida e genuína, ao qual, certamente, se perpetuará por muito e muito tempo!"
                                                            Gláucia Cardoso