POSTAGENS

sábado, 7 de dezembro de 2013

PAIXÃO OU AMOR!

Estou no auge dos meus intermediários anos, numa idade não muito avançada e nem tão distante da madureza, sujeitada a erros, acertos e enganos! Não sei dizer o que se passa comigo nesse momento, mas minhas mãos oscilam, meus pés convulsam e meus olhos atentam! No peito, pareço atacado por uma doença cardíaca, cujo coração manifesta o seu desejo ardente de explodir!
Vou acabar perdendo a paciência, por não saber o propósito desses agressivos sentimentos! Por favor, tornam-me claro o estado dessas minhas loucuras, senão perderei completamente o juízo e a razão!
Ontem, não era assim! Era tímido, reservado, calado, retraído e complexado! Não acreditava no amor e nem em paixões desenfreadas ou mundanas! Análogo de natureza, investigava todas as semelhanças, desde o maior até o menor, desde o superior até o inferior!
Comparava tudo o que me vinha à volta, homens, mulheres, velhos e crianças! Não tinha apoio algum e nem companhia certa para sorrir, agradar ou me comprazer, estando absolutamente só com meus problemas!
O travesseiro era meu refúgio, quando as pragas de minha mente vinham visitar-me a noite! No entanto, hoje se nota em mim grandes diferenças, quando me vejo inquieto, desassossegado e travesso! Meus costumes vêm sendo opostos aos de antes, levando-me a sentir coisas estranhas, irreconhecíveis e fora do habitual!
Agora, meus desejos são imoderados, ansiando sempre por coisas novas e prazerosas! Troquei meus filmes dramáticos por novelas, minhas versões aterrorizantes por contos de fada e minhas aventuras perigosas por romances!
Atualmente vivo comprimido por um sentimento exacerbado, vivenciando uma patologia amorosa, um sentimento impulsivo e uma vontade louca de me expressar para o mundo gritando!
 Rasuro minhas próprias fantasias, substituindo-as por abraços, beijos e toques ardentes! Dentro de mim travam-se lutas constantes, ardido por esse vulcão eruptivo chamado "amor verdadeiro"!
Minha atenção, que era somente voltada para o meu “eu” interior, está agora firmada em “nós”, tornando-nos um só num único corpo! Além de que, meu superlativo se tornou audacioso, impróprio de singularidades e individualidades!
Estou preso a um sentimento intenso, arrebatador e não passageiro! O que desejo, metade de mim também deseja, e o que construo, metade de mim também me ajuda a remontar os pedacinhos!
Estou perturbado pela impressão viva e pelos meus pensamentos travessos! Vivo tão agitado como também me sinto realizado e feliz! Alguma coisa me incomoda, me prende e me desnorteia o juízo, mas, porém, não me traz qualquer chateamento! É como se uma substancia estranha estivesse modificando meu comportamento, meu autocontrole e minha forma de ser, tornando-me dependente!
No entanto, posso estar seguro de que nenhuma droga modificará meu estado de consciência, e nunca me tornará mais alucinado do que isso que estou sentindo agora: Um amor louco, indisciplinado e gostoso!
Penso estar apaixonado, ou, quem sabe, amando incondicionalmente! Talvez esteja mesmo amaldiçoado, perturbado ou infectado por uma sensação incontestável de sensibilidade e prazer!
Se forem confirmadas essas coisas, mesmo assim, ficará difícil enumerar tamanhas exaltações e tamanho entusiasmo! Além de que, estou preso a uma alegria sem fim, a uma paixão aprisionada, a um amor platônico, e ao melhor de tudo, a um sentimento sem interesses mundanos, como sexo ou prazeres provisórios!
Lembro-me de quando nos conhecemos: Era uma noite quente de sexta-feira, à custa de uma lua gorda, brilhante e linda! Encontrávamos aos pés da grama verde, próximos de uma árvore ornada por folhagens e capins! O cenário era apaixonante, típico de narrações históricas ou de novelas!
Tudo acontecera ocasionalmente, num momento em que não estávamos esperando! Começara com um simples sorriso, logo, um aperto de mão, surgindo, finalmente, os primeiros flertes!
O que mais me atraiu, além de um rostinho bonito e um corpo esmero, fora sua beleza interna, ao qual não podia ficar para o segundo plano! Apaixonei-me de imediato, frechado pelo cupido do amor! Sobre isso, não tenho qualquer dúvida!
Com o passar do tempo, essa nossa fusão foi se transformando em delícias, vivenciando, posteriormente, algo novo, mágico e expressivo, como um sedativo que mitiga dores e suaviza depois! 
Posso estar seguro de que não estou sendo levado pela paixão, mas sim pelo sentimento gostoso do amor! Um amor idiota, mas puramente genuíno e delicioso! Um amor confuso, mas que me enche de gozo e prazer!
Aprendi as diferenças entre amor e paixão, sabendo que paixão não vê a alma, a não ser o físico - como um belo andar, umas boas ancas, um corpo malhado, umas pernas compridas ou um vestuário aparado!
            Quanto ao que verdadeiramente sinto, o amor, este sim é algo inexplicável, amadurecido e aberto, que fora surgindo e surgindo aos poucos! Não fora difícil compreender essa essência inviolável, ao qual se tornava mais evidente a altura que nos aproximávamos, nos conhecíamos e nos assentávamos sobre a beiroa da praia! Tudo inspirava-nos poesias, versos e prosas!
O bacana é saber que quando se há paixões provisórias, tudo anda em altos e baixos, devida falta de estabilidade, firmeza e solidez! Porém, quando se há amores verdadeiros, os sentimentos se agigantam, se ajustam e ficam mais constantes, inabaláveis e firmes!
Sem desistir, quero continuar persistindo nesse sentimento que não visa regras, e que prevê uma vida frutífera, estável e duradoura! Falar de amor é simplesmente falar de amor, não existindo outra explicativa melhor que essa; tendo-nos, portanto, que vivenciá-lo na prática!
Não sei dizer ao certo se minha personalidade vem sendo afetada pelo amor, ou se realmente estou passando por coisas não reais, sem sentido ou desnecessárias! No entanto, acredito nele, no amor, como o principal vínculo entre dois indivíduos afeiçoados e entusiasmados! Além de que, não sou mais aquele egoísta e solitário infeliz!  Tudo que sinto é maravilhoso, tendendo a aumentar, se procriar e se expandir!

Geralmente pouco divulgadas, as diferenças entre amor e paixão deveriam de ser pesquisadas e analisadas a fundo! Todavia, fica aqui a dica: Paixão é euforia, enquanto amor é alegria! Paixão destrói, enquanto amor constrói! Paixão engana, enquanto amor emana! Paixão é passageira, enquanto amor é para a vida inteira!
                                                     Gláucia Cardoso