POSTAGENS

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

AFINAL! O HOMEM EVOLUIU OU RETROCEDEU?!

Existem inúmeros conceitos sobre a evolução do homem quanto a sua espécie, transformação e desenvolvimento progressivo! Basta correlacionarmos esses processos evolutivos com a ciência, história e matemática, ou mesmo, levantar hipóteses teóricas que possam até ser convincentes, mas que, na verdade, não passam de ideias principiadas de achados arqueológicos!
Pois bem! Muito se fala sobre a origem dos homo sapiens, primeiros ancestrais surgidos há milhões de anos atrás! Segundo estudos científicos, esses tais se diferenciavam dos demais primatas pela sua capacidade de adaptação, postura ereta, atuação e raciocínio!
Temos ai a famosa “Lucy”, o primeiro ancestral bípede preservado durante anos! É claro que na comparação com as estruturas ósseas dos seres humanos, torna-se evidente que nossas características se assemelham muito com os macacos.
No entanto, devemos levar em conta que também temos parecenças com outros bichos, como os cachorros, por exemplo, que são capazes de produzir um som ofegante e que demonstram estarem felizes, tristes, bravos ou depressivos! Ou mesmo, quando somos imitados pelo “papagaio”, ao qual tem a capacidade de falar, tendo sensores que o permite estar sempre ativo, como também, de segurar o alimento com o próprio pé!
Por conseguinte, podemos falar sobre a evolução do homem em cima de conhecimentos adquiridos por cientistas, arqueólogos, historiadores e até professores de escolas públicas ou particulares!
Todavia, o que temos ouvido de psicólogos, leigos e de pessoas de todo tipo, é que essas mutações e metamorfoseamentos, em vez de evoluírem, estão retrocedendo cada vez mais, à medida que evidenciamos e modernizamos os fatos!
Na altura em que estamos agora, inseridos num mundo tecnológico cheio de eletrônicos e regalias, o que se é colocado em questão é a maneira de deixarmos de lado as instruções primitivas, exempladas dos tempos remotos, dando lugar a meios mais práticos e fáceis de manusear!
Vejamos bem: Se as propagações da história antiga se encaixam, ou as mentiras e verdades não se confirmam no que diz respeito à mutação do macaco para o gênero humano, podemos, sem dúvida, levantar questões sobre o que temos visto hoje em dia: "Um mundo de androides sendo controlados por dúzias de abutres!”.
Então, podemos concluir de fato que, no mundo atual, o homem vem se assemelhando cada vez mais com os macacos e com os bichos dos tempos primitivos!
Digo “androides” para que saibam da nossa condição "homem máquina", e digo “macacos” para que possam comparar as peripécias do “homem arteiro”, ao qual, literalmente falando, vivem isolados, são temperamentais, velhacos, astuciosos e muito radicais!
Assim, metaforicamente, vimos macacos se sujeitando a macacos e primatas sendo guiados por primatas, sendo forçados a trabalhar duro para cumprir regras e leis; andando em obediência aos que vivem se alimentando de coisas mortas!
Sim, minha gente! Estamos vivenciando a era do caos, dos primeiros primatas e descendentes de zumbis, submetidos pelo medo, pela revolta, pela cobiça, pelo desespero, pela impunidade e pela vergonha, sendo dependentes daqueles que crescem em cavernas remotas!
Usando a lógica desse raciocínio, pode-se claramente complementar que a evolução ainda não fora concretizada - como muitos dizem por ai - graças à capacidade do homem de ficar andando para trás, em ritmo morno e em fase de processamento!
Vejamos bem: Muito se falam em globalização, avanços tecnológicos e crescimentos avançados! Convenhamos que essa tal de tecnologia moderna tenha realmente contribuído, e muito, para a nossa valorização sociocultural e para nossas faculdades intelectuais - imaginação, raciocínio, lógica, memória e concepção - quando vemos o homem sintonizado com mídias, máquinas, e entretenimentos coligados a telas de computador, TVs de alta resolução, automóveis adaptados, e uma selva de celulares, laptops e etc...!
Todavia, tudo leva a crer que realmente estamos em vantagens em relação ao homem primata, que usavam de instrumentos de pedra, marfins, fogo, arcos e flechas para caça/defesa, e cabanas cobertas de pele para sobreviver!
Assim, tomando base dessas diferenças, reafirmarmos que, o homem atual, em vez de crescer, se definha! Analisaremos, pois, essa questão, sabendo que, o que era para evoluir, a meu ver, parece estar retrocedendo!
Vimos tantas tecnologias, tantos suportes de última geração, tantos eletrônicos e modernidades, e o homem, simplesmente, insiste em continuar se degenerando! É triste!
Há pouco tempo, praticamente ontem, podíamos de modo livre, transitar pelas ruas, avenidas e praças das cidades, indo-se conforme nos parecesse útil e agradável!
Hoje, infelizmente, vivemos trancafiados, arredios e presos num mundo arteiro e ilusório, cheio de hipocrisias, contrabandistas e bestas! Nosso estado emocional não nos deixa mentir, resultante da consciência de perigo, ameaça e terror, quando vemos “gente tendo medo de gente, gente aterrorizando outras gentes e gente matando outras gentes”!
Estamos aprisionados por feras, por homens das cavernas e por selváticos contemporâneos!  O mundo se tornou um motim, uma floresta de grande extensão animalesca; um labirinto complicado, cujos caminhos não se interligam e nem se igualam! Isto não é uma lástima?
Acredito que o homem sem cultura vive em função de detonar os que buscam cultura, devida baixa estima alteradíssima ou instruções negativas de berço! Daí, o motivo para se portarem como loucos, como asnos, tendo que manter suas superioridades de macacos para se sentirem melhores consigo mesmos! São, na grande maioria, primatas de última geração, que, em vez de evoluírem, degeneram, em busca de carcaças, carniças e marfins!
A ordem desses caçadores é de indicar, por meio de autoridades supremas, o seu domínio, poder e força maior; usando o fogo, descoberto pelos primeiros primatas, como artifício para cozer a caça, e, consequentemente, os “arcos e flechas” - também conhecidos como revólveres - para se posicionarem como líderes de “clãs” – também chamadas de cidades!
Sabemos que no período da pré-história, o comportamento de nossos ancestrais apresentava hábitos tão iguais quanto aos nossos macacos contemporâneos, subtraindo apenas um fato: A dos primatas de antes serem ignorantes, e aos de hoje serem superficiais!
 Não é segredo nenhum dizer que enquanto os antigos usavam de pedras e paus para se protegerem de uma situação ameaçadora, os macacos de hoje usam de armas e metralhadoras mais sofisticadas, a procura de presas fáceis, desprotegidas, carentes e desamparadas; nascendo, assim, o período de perseguição ao inimigo!
A produção dos rudes instrumentos na época das cavernas, não só denotava inteligência e capacidade do homem de raciocinar e ir-se além, mas, como também, lhe capacitara a desenvolver grandes coisas, como essa tal de tecnologia moderna!
Venhamos crer que, os homens pré-históricos eram rudes na verdade, mas que, não passavam de grandes artistas ignorantes, por não estarem coligados a tecnologia e as ciências dos nossos primatas atuais!
Do contrário, os animais de hoje, mesmo estando adestrados, instruídos e globalizados por máquinas e sofisticações, ainda vivem em pontos de agulhas, perseguindo presas e arrumando confusões em casas alheias; mantidos as mãos e pés por unhas afiadas! Vimo-los por ai, recolhidos em gaiolas ou em prisões, escondidos em cavernas sujas ou brindadas! Realmente podemos chamar isso de evolução?
Cheguemos, então, a conclusão que, até a época presente, o homem atual ainda não se aperfeiçoou como deveria; continuando a usar de armas cada vez mais polidas e bem mais sofisticadas que as pedras lascadas!
Assim, penso eu que, quem sabe durante a grande revolução de mais ou menos uns 10 milhões de anos depois, esses primatas contemporâneos possam realmente se desenvolverem, se aperfeiçoarem e se unirem às suas tribos modernas, ou mesmo, regredirem para suas respectivas cavernas subterrâneas!



                                                                                    Gláucia Cardoso


Nenhum comentário:

Postar um comentário