POSTAGENS

sábado, 26 de outubro de 2013

AS FASES E SUAS TRANSIÇÕES

Relatarmos sobre a evolução do homem, assim como as suas progressivas transições derivadas do cursor do tempo, é um ato de declaração pública importantíssimo para a nossa formação estruturar! E porque não falarmos de nossos tempos, períodos e trajetos enfrentados ao longo do caminho? 
Cada fase de nossas vidas representa àquilo que nos dispomos a fazer desde o início, sabendo que tudo que conquistamos é fruto daquilo que semeamos no passado! O fato é que tudo está sujeito a dependências e atitudes, que nós mesmos criamos e produzimos numa vida inteira de sonhos! Para esse fim, temos ciência que a nossa vida é dividida em partes separadas, ao qual carinhosamente chamamos de fases ou transformações! 
Cada fase estabelece-nos metas e transições diferentes, quando passamos de um lugar ao outro levados por aspectos e pareceres mudáveis, que vão se modificando á medida que amadurecemos! Vejamos bem! Quando nascemos, somos apresentados para um mundo cor de rosa e entre colchetes, pintado de cores variadas e de imagens brilhantes! Desde pequenos, aprendemos a pensar e agir como crianças, levados por contos da carochinha e por magias de super-heróis, sendo poupados de uma série de informações maduras! É nesse período que vivemos de brisas, fantasias e ilusões, não dando importância as problemáticas do homem contemporâneo! Nossos desejos estão em baixa, sendo totalmente incompatíveis com a realidade, até atingirmos a tão esperada adolescência! 
Nessa outra fase, exercemos o controle de tudo, preenchendo os espaços largos num mesmo território alheio! Trazemos o mesmismo pelas mãos, numa completa ausência de incômodo e valores, e numa plena convicção de comodidade! Idealizamos uma mentirosa profissão, muitas vezes fugindo de padrões, talentos, éticas ou dons, vivenciando nosso momento prazeroso e independente em cima de planos já traçados! Alegamos uma falsa ilusão de vida, de que somos responsáveis pelos nossos atos, ao acharmos que estamos prontos para nos atirar nesse mundo repleto de feras! 
Contrariamente, em fase adulta, já sabemos distinguir coisas de coisas, e pessoas de pessoas, estando-nos no pico de um processo gradual, e num desenvolvimento mais completo, minucioso e maduro! Nessa fase, nossos aspectos estão mudados, assim como nossas ideias, atitudes e conceitos, ao qual vão se transformando ao longo do tempo, achando-nos práticos em adquirir conhecimentos e infinitas experiências! Temos uma facilidade de nos movermos com ligeireza, tendendo à perfeição que não existe, cuja maturidade nos origina capacidades, lutas e persistências, tendo pressa em construir estabilidades e adquirir boas colheitas! Somos impacientes porque sabemos das deficiências da próxima fase que nos provirá a seguir!
Nessa última fase, o da terceira idade, somos confrontados com uma compleição fraca de físico, ocasionados pelas frenéticas e lutas das três primeiras fases! Nesse período, não constituímos grandes maravilhas ou novidades, dispondo de habilidades regenerativas, mudanças físicas, psicológicas e emocionais! No entanto, é claro que nessa fase nossos conhecimentos estão grandemente em alta, adquiridos por meio de práticas sentenciadas, favorecendo experiências aos mais jovens e aos adultos infratores! 
Contudo, ao longo da história universal e da evolução do homem, tem-se visto uma associação tremendamente importante entre a infância, adolescência, jovialidade e velhice, e que, mesmo sendo fases diferentes, igualmente continuam em constante transformação e desenvolvimento! Isso resulta num estado de necessidade natural, se crianças, jovens, adultos ou velhos, não importa! O que temos que fazer é tirarmos proveito dessas fases de crescimento, no intuito de aperfeiçoar nossos dons, talentos e comprometimentos, como um exercício contínuo, firme e persistente! 
Assim, chegamos a conclusão que todas as transições e fases estão em perfeita conexão, coligados por um mesmo funcionamento elétrico, tendo apenas que levarmos em conta que as boas sementes nos gerarão frutos bons, e que os grãos que não prestam certamente nos gerarão frutos podres! A escolha é simplesmente nossa, seja em qualquer fase de nossas vidas!!
                                              Gláucia Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário